Quero dividir com vocês que seguindo o caminho dos estudos, validei meu certificado do meu mestrado em marketing digital pela EFAP em Paris com especialização em Gerente de Comunicação e agora me certifico como repórter e correspondente internacional DRT n. 92113/SP, para atuar com acesso a informação, divulgação e apresentação de matérias nas áreas de Produtor de reportagem, Podcaster, Reporter, Storyteller, Editor, Redator e Diretor de redação. Minha idéia com essa especialização é poder levar ao espectador o maior numero de informação dentro dos acessos que eu tiver.
Para tirar dúvidas que sei são frequentes, o popularmente conhecido por DRT esse documento nada mais é do que o registro e regulamento emitido pela (Delegacia Regional do Trabalho) Conforme a lei 6.533 de 1978, todo cidadāo que tiver um registro profissional, está apto para ser contratado e exercer a profissão. Vou compartilhar algumas informações sobre e DRT MTBE. As vias para isso são:
(DRT)
• 1ª – Através da apresentaçāo do diploma de cursos regulamentados que correspondam à capacidade profissional reconhecida pela Lei. (Cursos de graduação ou técnicos)
• 2ª – Através de comprovante de capacitação profissional fornecido pelo Sindicato representativo das categorias profissionais e, subsidiariamente, pela Federação respectiva. (Horas de cursos livres, trabalhos, portfólio).
Hoje temos o MTBE ( Ministério do Trabalho e Emprego) que é o registro profissional de certas categorias de trabalhadores, inclusive para jornalistas, que relaciona os dados do profissional ao Ministério do Trabalho, gerado por um número de identificação. Antes chamado de DRT, Hoje MTBE, o documento deve ser solicitado por meio de agendamento pela internet e o processo de registro é concluído depois, pessoalmente, de modo simples e rápido.
O jornalismo é uma profissão dinâmica e em constante evolução. Para garantir um lugar sólido neste campo, é fundamental considerar uma série de estratégias de fortalecimento profissional, como a afiliação a um sindicato confiável e a obtenção de uma credencial profissional.
A credencial profissional, é um documento indispensável para o exercício do jornalismo. Ela serve como uma forma de autenticar a identidade do jornalista e sua atuação na área. Para solicitar a credencial e ser um membro afiliado os sindicatos e possuir uma credencial profissional são passos significativos para qualquer jornalista que busca a consolidação de sua carreira.
Esses elementos demonstram o compromisso do profissional com a ética e a responsabilidade, valores fundamentais para o exercício do jornalismo.
A importância do jornalismo é também pelo papel que a mídia tem na formação da opinião pública. A vinculação das informaçōes profissionais podem influenciar a forma como as pessoas percebem temas, acontecimentos e discussōes na sociedade, e eu como gosto muito de ouvir e contar histórias, e ver o resultado na vida pessoal ou social, essa transformação ou impacto muitas vezes nas vidas de outras pessoas sempre me impactaram.